Nos dias atuais é cada vez mais difícil presenciar a leitura no universo infantil, o problema para alguns se deve a carência de autores ligados a área ou a falta de criatividade dos escritores modernos que pecam por não despertar o interesse de persuasão das crianças por meio de fábulas, contos e estórias.
Neste sentido a Escola Estadual Frei Marcelino de Milão promove o Projeto: "A poesia na Literatura Infantil", com o objetivo de estimular o trabalho do estudo da poesia no ambiente escolar e a criação de versos, a escrita espontânea de títulos e exploração de rimas.
A forma de apresentação do Projeto, incentiva a participação dos alunos em classe a partir da lista de seus autores preferidos do 1° ao 5° ano. Para auxiliar o entendimento dos alunos, primeiramente o projeto apresenta em sala de aula diversos tipos de poesias, com os conceitos sobre o que é, como é realizada e suas diferentes formas de ser criada. Além disso, a abertura ao diálogo como comentários e atividades com a turma sobre alguns aspectos importantes da estrutura poética como (rima versos e estrofes) e que eles passam a ter idéias para sua criação, conhecendo capa, nome, autor, ilustração, biografia do autor, lendo algumas poesias e estimular a leitura diária. A etapa seguinte consiste na produção de poemas coletivos e individuais para levarem à exposição por meio de cartazes no interior da escola.
Outra metodologia para a apresentação do projeto é a declamação em sala, que possibilita trabalhar a entonação e expressão da voz à fluência, ao ritmo. Em seguida cada turma apresentará dois números para apreciação.
Segundo Selma, coordenadora do projeto, a importância deste tipo de trabalho fazo com que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético por meio da expressão e apresentação em público de maneira eficaz e adequada a transmissão do sentimento da poesia apresentada.
Por Edinilson de Sousa Matias
Estagiário de Jornalismo

Nenhum comentário:
Postar um comentário